Posicionamento SEO – Como melhorar rankings no Google?

COMO SUBIR NO GOOGLE?
Breve explicação de, como ter rankings mais altos no Google Portugal, e como fixar esse posicionamento de maneira a que não desçam passadas umas semanas.

Esta é provavelmente uma das perguntas mais ouvidas pelos nossos consultores de seo – otimização para os motores de busca:

Preciso melhorar o meu posicionamento. Como é que eu faço para subir o meu site no Google?

A verdade é que existem em cada momento dezenas de milhares de pessoas que colocam a mesma pergunta em todo o mundo, e que se interrogam o que precisam fazer para obter os tão ambicionados rankings mais altos. Precisamente onde os visitantes e potenciais clientes clicam para fazer negócio ou saber mais informação sobre determinado assunto, produto ou serviço.

Utilizar “truques” não é solução

Você não está sozinho nessa busca pela poção mágica. O problema é que não existe nenhuma poção mágica. Não neste momento, porque em tempos, era possível dar uns “pós mágicos” ao seu website e assim contornar o algo do Google facilitando a subida dos sites nos rankings. Mas o SEO evoluiu muito.

Mas como já explicámos diversas vezes, como por exemplo aqui, o Google cresceu muito na abordagem que faz ao posicionamento dos websites no seu índex, e agora só mesmo trabalho árduo e uma consistente actividade garantem resultados mais positivos.

Ter rankings também tem segredo

Obviamente existem segredos de como fazer com que este trabalho seja mais eficaz, isso é inegável, mas a génese do sucesso é claramente um trabalho credível, dedicado, autoritário e consistente. Tal e qual como numa corrida de fórmula 1, também para conquistar o amor do Google é necessário experiência, uma equipa dedicada, e dinheiro para investir em SEO de forma constante.

Reforço a parte da consistência, pois embora já muitos portugueses entendam que o jogo está diferente, ainda existem muitos donos /gestores de empresas que acreditam ser possível investir uma vez em otimizações, e que isso basta – mas francamente isso é errado.

Para melhorar rankings no Google precisa de:

Ter alguém que saiba o que faz.
Ter esse serviço de SEO feito todos os dias ou pelo menos todas as semanas.
Ter dinheiro para um plano condizente com a sua concorrência.
E é fácil entender o porquê destas afirmações, utilizando uma fórmula simples:

Imagine que no seu mercado existem 50 empresas a competir pelo TOP 10 do Google, pelas mesmas palavras-chave que o seu website. Mesmo que todos eles nunca façam trabalhos de otimização dos respectivos sites ao mesmo tempo, existe sempre alguém destes 50 a fazer alguma otimização.

Logo é fácil perceber que, de cada vez que você pára de “agradar” ao Google (construindo valor, credibilidade e autoridade no seu mercado), alguém estará a fazer isso noutro site, que acaba por receber mais “amor” por parte do motor de busca, tendo rankings mais altos, ao passo que o seu site desce. O segredo é a consistência.

Para melhorar o posicionamento tem que se investir continuamente

Claramente. Nem vale a pena pensar em mandar dinheiro fora se acredita que pode gastar algum dinheiro hoje e ficar no TOP 10 do Google por 2 anos. Para isso deve investir em publicidade contextual, e aperfeiçoe essa opção. Ou então entregue esse serviço de PPC a uma agência.

Mas a solução por SEO constante, por valores em conta todos os meses, e que mostram ao Google que o seu website merece estar no TOP 10 é sem sobra de dúvida a mais barata, mais eficaz e mais duradoura.

Trabalho bem feito, e de forma continuada, tem como resultado mais credibilidade aos olhos do Google, o que equivale a subir nos rankings.

Para quem, como nós, faz otimização a websites a tempo há vários anos, acredite que este processo é claro como água. É fruto de muita experiência, mas também de muito bom senso. E ter resultados no Google é bastante mais trabalhoso que aquilo que muitos ainda acreditam. Não só obriga a experiência acumulada, mas também trabalho real, activo, e que é facilmente identificável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *